sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Expressão plástica e a sua importância.

As actividades no Jardim de Infância passam por várias áreas de conteúdo, ou seja, diferentes aprendizagens que passam pela realização de actividades variadas. As crianças aprendem mexendo, experimentando, descobrindo, AGINDO.
Assim, o desenho, a digitinta, a pintura, a estampagem, o recorte e colagem, são técnicas de expressão plástica a duas dimensões, empregues na Educação pré-escolar.
Mas, a expressão pode ser tridimensional, por isso há a modelagem (de barro, plasticina, pasta de papel…) e o aproveitamento de materiais de desperdício (caixas de papel, frascos, tampas). A juntar a toda esta experiência há a imaginação infantil, um primeiro contacto com formas de manifestação artística, o prazer de realizar um trabalho.

É através da expressão plástica que, com prazer, é desenvolvida a motricidade fina na criança. A par da utilização dos materiais,começa a tentar representar o que lhe vai na mente. Através desta expressão a educadora tem alguma percepção do desenvolvimento da criança.



Através da Expressão Plástica, direccionada quer seja para a pintura, para o desenho, ou para execução de trabalhos artesanais, a criança estimula a criatividade; trazendo benefícios para outras áreas de estudo. Uma criança que tem por hábito desenhar, colorir, pintar, estudar música, ou fazer algum tipo de artesanato adquire uma habilidade mental maior e uma capacidade de criar também maior, originando consequentemente um crescimento de sua desenvoltura, bem como o estimulo para ter iniciativa diante de situações e uma maior facilidade de comunicação com o mundo que a cerca. Por isso, pais e educadores, estimulem trabalhos de expressão plástica; há muitos campos a serem explorados dentro desta disciplina

Sem comentários:

Enviar um comentário