A pedagogia Waldorf surgiu em 1919, em Estugarda, na Alemanha, pela mão de Rudolf Steiner (filósofo, cientista e artista austríaco), numa escola criada para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória. A sua pedagogia caracterizava-se por métodos pedagógicos revolucionários e acabou por se espalhar pelo mundo inteiro, sendo hoje adotada em mais de 600 escolas de 32 países.
Steiner preconizava um ensino adaptado ao desenvolvimento da criança, através de uma pedagogia holística, que a considerava dos pontos de vista físico, anímico e espiritual. O seu objetivo era contribuir para a formação de adultos conscientes, livres, afetivamente equilibrados, criativos, com sensibilidade social, respeitadores da natureza, com boa preparação intelectual e com capacidade para enfrentar os desafios, para definir os seus objetivos pessoais e para lutar por eles. Os domínios físico, anímico e espiritual são trabalhados de forma intencional nas aulas: as atividades físicas desenvolvem o querer (agir); as atividades artísticas promovem o sentir; o pensar é cultivado por atividades diferenciadas de acordo com o desenvolvimento da criança, que começam pelo fomento da imaginação através de contos, lendas e mitos, progredindo até ao pensamento abstrato, científico. A aquisição do conhecimento inicia-se com a experiência, surgindo o conceito apenas posteriormente. O desenvolvimento cognitivo caminha a par com o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, bem como do sentido de responsabilidade para com a Natureza e as outras pessoas. Todas as aprendizagens têm como pano de fundo a arte. Trata-se de uma pedagogia que pretende criar entusiasmo e gosto pela aprendizagem, sem competição e respeitando o ritmo e as características de cada aluno.
A aprendizagem da leitura e da escrita processa-se de forma bastante particular. No primeiro ano de escolaridade, na continuidade do que acontecia no jardim de infância, a oralidade ocupa um papel fundamental, com a escuta de contos tradicionais pelos alunos. Neste nível as letras são apresentadas de forma artística. A aprendizagem da leitura faz-se do segundo ano em diante, partindo de textos escritos pelos próprios alunos.
A pedagogia Waldorf evita a categorização dos alunos de acordo com os seus resultados académicos, pois considera que as dificuldades de cada criança, sejam de natureza cognitiva, emocional ou física, são contrabalançadas por uma maior facilidade noutros aspetos desses domínios. Procura-se ajudar a criança a superar as suas dificuldades através da ajuda dos professores e dos pais, que pode passar por um acompanhamento tutorial e pelo fornecimento de material/atividades com um grau de dificuldade adequado.
Com este artigo procuramos, em reposta à sugestão de uma leitora, divulgar alguns princípios fundamentais da pedagogia Waldorf. Os leitores interessados em aprofundar o assunto poderão encontrar pistas para esse efeito nos endereços eletrónicos referidos na bibliografia indicada, nomeadamente sugestões de outros endereços eletrónicos e bibliografia especializada.
Referências bibliográficas:www.sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm
www.steinercollege.org/waldorfhist.html
www.steiner-australia.org/other/Wald_faq.html
A pedagogia Waldorf, introduzida em Portugal em 1984, aposta na liberdade de desenvolvimento das crianças, valorizando nos primeiros sete anos de vida o aspecto sensorial, em detrimento do intelectual. As crianças estão muito em contacto com a natureza, respeitando-a, dando-lhes liberdade de criar e desenvolver-se a um ritmo muito próprio. São crianças mais autónomas e responsáveis, respeitando a diversidade, procurando formas de se integrar e participar numa verdadeira sociedade.
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