Curso: | Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância |
Unidade Curricular: | Teorias do Currículo e desenvolvimento curricular |
Professor: | Carlos Jorge De Sá Pinto Correia |
Aluno(a): | Sónia Cláudia Pereira Vilaça |
Obra cinematográfica: | “O menino Selvagem” |
Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas
Considere as sequências de imagens como…
uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação
Ficha Técnica | ||
Titulo: “L’enfant sauvage” Realizador: François Truffaut Interpretação: François Truffaut (Dr. Jean Ttard), Jean-Pierre Cargol (Victor de l’Aveyron), Françoise Seigner (Mme Guérin)., Paul Villé (o velho Rémy), Jean Dasté (Philippe Pinel), Claude Miller (Sr. Lémeri), Annie Miller (Mme Lémeri), Mathieu Shiffman (Mathieu), René Levert (Comissário), Pierre Fabre (enfermeiro), Nathan Miller (o bebé Lémeri), Jeam Mondaroux (lê médicin de Jean Itard) Produção: Marcel Berbert e Claude Miller para "Les Films du Carrosse e Lês Artistes Associes' Montagem: Agnés Guillemot Música: Antómo Vivaidi, em interpretações dirigidas por Antoine Duhamel Argumento e diálogos: François Truffaut e Jean Gruault baseado em "Mémorie et Rapport sur Victor d’Aveyron de Jean Itard (1806)" Director de fotografia: Nestor Almendros Operador de camera: Philippe Theaudiere Decoração e guarda roupa: Jean Mondaroux e Gin Magnini Som: René Levert Exteriores: Auvergne (paisagem natural) Gravação/Filmagem: Julho/Agosto 1969 Cópia da Cinemateca Francesa, em 35 mm, preto e branco, versão original sem legendas Duração: 86 minutos Estreia Mundial: Paris, 26 de Fevereiro de 1970 nas salas. Concorde, Bilboquet, Club 15, Quartier Latin, Lumière (Estreia em Portugal: Estúdio 444, 28 de Abril de 1971) Prémios: Palma de Ouro do Festival Valladolid, Christopher Award, Fémina Belge. | ||
Análise Globalizante | ||
Exposição das ideias principais | Este filme visa realçar que recebemos a natureza por herança, mas a cultura não nos pode ser dada senão pela educação e o contacto com seres da mesma espécie. | |
Apresentação dos aspectos positivos / negativos | Para mim os aspectos positivos são o facto de o menino ter conseguido sobreviver a tantas provas duras que viveu desde que foi abandonado até ter sido encontrado e a dedicação do Psiquiatra a este caso e ao Victor. Constatou-se que a criança conhecia apenas quatro coisas: dormir, comer, não fazer nada e correr pelos campos.A sociedade foi “cruel” para esta criança. | |
Pertinência pedagógica | Foi importante na medida em que foi observada e avaliada uma criança numa situação fora do seu “habitat natural” o que permitiu enriquecimento pedagógico e conclusões importantes no que diz respeito á importância máxima da sociedade e cultura na vida humana. | |
Palavras-chave | Educação, sensibilidade, sociabilidade e sobrevivência | |
Análise Concentrada | ||
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história) | Num dia de Verão, numa floresta francesa, foi encontrada e capturada por caçadores uma criança selvagem. Levada para Paris, foi observada pelo mais célebre psiquiatra da época, Pinel, que a considerou como um idiota irrecuperável e pelo jovem médico Itard que, ao contrário, considerou ser possível recuperar o atraso provocado não por inferioridade congénita mas pelo seu isolamento total. Para provar a veracidade das suas razões, Itard pediu a tutela desta criança. Assim, na sua casa em Batignoles, com a ajuda da sua governanta, Mme Guérin, iniciou a difícil tarefa de desenvolver as faculdades dos sentidos, intelectuais e afectivas de Victor, nome pelo qual se passou a chamar esta criança. Victor foi submetido a vários exercícios que permitiam tentar estimular e desenvolver todas as capacidades que estavam até então completamente “inutilizáveis”. | |
Auto-avaliação | È um filme sem dúvida excelente de apoio às aulas sobre «cultura» e «socialização». Fez-me pensar o quanto é importante a afectividade, o contacto e a interacção com todos os que nos rodeiam para um equilíbrio mental e físico. No entanto também concluo que o ser humano é possuidor de uma força que ultrapassa barreiras que pensamos não ser possível….mas é… e a história deste menino é prova disso pois conseguiu sobreviver e adaptar-se a um mundo “impróprio” para seres humanos, e com apenas 4 anos. É algo impressionante… |
Sem comentários:
Enviar um comentário