terça-feira, 12 de abril de 2011

Ficha fílmica do "Menino Selvagem"




Curso:
Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância
Unidade Curricular:
Teorias do Currículo e desenvolvimento curricular
Professor:
Carlos Jorge De Sá Pinto Correia
Aluno(a):
Sónia Cláudia Pereira  Vilaça
Obra cinematográfica:
“O menino Selvagem”


Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas
Considere as sequências de imagens como…
uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação


Ficha Técnica
Titulo: “L’enfant sauvage”
Realizador: François Truffaut
Interpretação: François Truffaut (Dr. Jean Ttard), Jean-Pierre Cargol (Victor de
l’Aveyron), Françoise Seigner (Mme Guérin)., Paul Villé (o velho Rémy), Jean
Dasté (Philippe Pinel), Claude Miller (Sr. Lémeri), Annie Miller (Mme Lémeri),
Mathieu Shiffman (Mathieu), René Levert (Comissário), Pierre Fabre (enfermeiro),
Nathan Miller (o bebé Lémeri), Jeam Mondaroux (lê médicin de Jean Itard)
Produção: Marcel Berbert e Claude Miller para "Les Films du Carrosse e Lês
Artistes Associes'
Montagem: Agnés Guillemot
Música: Antómo Vivaidi, em interpretações dirigidas por Antoine Duhamel
Argumento e diálogos: François Truffaut e Jean Gruault baseado em "Mémorie
et Rapport sur Victor d’Aveyron de Jean Itard (1806)"
Director de fotografia: Nestor Almendros
Operador de camera: Philippe Theaudiere
Decoração e guarda roupa: Jean Mondaroux e Gin Magnini
Som: René Levert
Exteriores: Auvergne (paisagem natural)
Gravação/Filmagem: Julho/Agosto 1969
Cópia da Cinemateca Francesa, em 35 mm, preto e branco, versão original sem
legendas
Duração: 86 minutos
Estreia Mundial: Paris, 26 de Fevereiro de 1970 nas salas. Concorde, Bilboquet,
Club 15, Quartier Latin, Lumière (Estreia em Portugal: Estúdio 444, 28 de Abril de
1971)
Prémios: Palma de Ouro do Festival Valladolid, Christopher Award, Fémina
Belge.

Análise Globalizante
Exposição das
ideias principais

Este filme visa realçar que recebemos a natureza por herança, mas a cultura
não nos pode ser dada senão pela educação e o contacto com seres da mesma espécie.



Apresentação dos
aspectos positivos / negativos

Para mim os aspectos positivos são o facto de o menino ter conseguido sobreviver a tantas provas duras que viveu desde que foi abandonado até ter sido encontrado e a dedicação do Psiquiatra a este caso e ao Victor.
Constatou-se que a criança conhecia apenas quatro coisas: dormir,
comer, não fazer nada e correr pelos campos.A sociedade foi “cruel” para esta criança.
Pertinência pedagógica
Foi importante na medida em que foi observada e avaliada uma criança numa situação fora do seu “habitat natural” o que permitiu enriquecimento pedagógico e conclusões importantes no que diz respeito á importância máxima da sociedade e cultura na vida humana.
Palavras-chave

Educação, sensibilidade, sociabilidade e sobrevivência
Análise Concentrada
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história)


Num dia de Verão, numa floresta francesa, foi encontrada e capturada
por caçadores uma criança selvagem. Levada para Paris, foi observada pelo mais
célebre psiquiatra da época, Pinel, que a considerou como um idiota irrecuperável
e pelo jovem médico Itard que, ao contrário, considerou ser possível recuperar o
atraso provocado não por inferioridade congénita mas pelo seu isolamento total.
Para provar a veracidade das suas razões, Itard pediu a tutela desta criança.
Assim, na sua casa em Batignoles, com a ajuda da sua governanta, Mme Guérin,
iniciou a difícil tarefa de desenvolver as faculdades dos sentidos, intelectuais e
afectivas de Victor, nome pelo qual se passou a chamar esta criança. Victor foi submetido a vários exercícios que permitiam tentar estimular e desenvolver todas as capacidades que estavam até então completamente “inutilizáveis”.







Auto-avaliação
È um filme sem dúvida excelente de apoio às aulas sobre «cultura» e «socialização». Fez-me pensar o quanto é importante a afectividade, o contacto e a interacção com todos os que nos rodeiam para um equilíbrio mental e físico. No entanto também concluo que o ser humano é possuidor de uma força que ultrapassa barreiras que pensamos não ser possível….mas é… e a história deste menino é  prova disso pois conseguiu sobreviver e adaptar-se a um mundo “impróprio” para seres humanos, e com apenas 4 anos. É algo impressionante…

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